10 de junho de 2015

O Evangelho da Prosperidade nasceu nos Estados Unidos da América



ENRAIZADO NO "NOVO PENSAMENTO"

O evangelho da prosperidade é construído com base numa heresia semi cristã que foi popular no fim do século XIX e início do XX nos Estados Unidos chamada Novo Pensamento. Essa filosofia ensina que a chave para a saúde e aquisição de bens é pensar. Visualizar e falar as palavras corretas. Norman Vincent Peale (1898-1993), pastor da Marble Collegiate Church em Nova Iorque, popularizou as ideias e técnicas do Novo Pensamento nos EUA através do seu livro The Power of Positive Thinking (O poder do pensamento positivo) em 1952. Ralph Waldo Trine (1866-1958), contudo, foi o distribuidor mais produtivo do Novo Pensamento. Em ambas as obras, podemos observar alguns dos elementos chave do evangelho da prosperidade:  falar as palavras certas, invocar uma lei universal de sucesso através das palavras e ter fé em si mesmo.

As ideias do Novo Pensamento influenciaram, entre outros, E. W. Kenyon (1867-1948), um evangelista, pastor e fundador do Bethel Bible Institute. Sua abordagem teológica é a base de uma das características mais específicas do evangelho da prosperidade: falar as palavras certas para trazer uma nova realidade; o que você confessa, você toma posse. Kenyon serviu como um link para os pregadores mais populares da prosperidade que formariam então o movimento moderno do evangelho da prosperidade.

Por exemplo, no fim da década de 40, Oral Roberts explodiu no cenário religioso com seu ministério de supostas curas e prosperidade financeira. Na década de 80, seu programa de televisão era um dos mais populares do país. Enquanto Roberts certamente capturou a atenção nacional e espalhou a teologia da prosperidade, muitos reconheciam Kenneth E. Hagin (1917-2003) como o mais proeminente evangelista do evangelho da prosperidade e como pai do movimento Word of Faith (Palavra de fé). Mais do que qualquer outra fábrica, o movimento Word of Faith foi o veículo responsável por espalhar a doutrina da prosperidade pelos EUA no fim do século XX.

Em 1962, Hagin formou seu ministério evangelístico com o propósito de propagar seus ensinos. Hagin não era o único a promover a teologia da prosperidade. Inúmeros pregadores adotaram a doutrina podre de Hagin e começaram seus próprios ministérios na mídia. Os exemplos incluem seu filho Kenneth Hagin Jr., Kenneth Copeland, Frederik Price, Robert Tilton, Benny Hinn, Charles Capps, Jerry Savelle e outros.

Enquanto não existia nenhuma denominação do evangelho da prosperidade ou do Word of Faith, muitas organizações auxiliaram os defensores dos ministérios do evangelho da prosperidade exportando-o mundo afora através da mídia. Em 1973, Paul e Jan Crouch, juntamente com Jim e Tammy Faye Bakker, fundaram o Trinity Broadcast Network (TBN). De acordo com seu site, TBN é agora a maior rede cristã de televisão do mundo. TBN serviu como uma plataforma para os mestres da teologia da prosperidade alcançarem milhões, incluindo pregadores da “saúde e riqueza” renomados da teologia da prosperidade como Rod Parsley, Creflo Dollar, Paula White, Kenneth Copeland, Jesse Duplantis e Kenneth Hagin Jr.

Hoje nos EUA, o evangelho da prosperidade é popular mais uma vez através dos ministérios de Joel Osteen, T. D. Jakes, Joyce Meyer e outros. Em seu livro de 2007, Become a Better You (Se torne um melhor você), Osteen escreve: “Começe pensando, sentindo e falando positivamente sobre si mesmo. As Escrituras dizem: ‘ Nossa fé se torna eficaz quando nós reconhecemos tudo de bom em nós’...Nossa fé é mais efetiva quando reconhecemos tudo de bom que há em nós. Declare afirmações como ‘Eu tenho um futuro brilhante. Eu sou privilegiado. Eu sou talentoso. Pessoas como eu. Eu tenho o favor de Deus. ’”

Essa mensagem não é nada mais do que as ideias do Novo Pensamento e do poder das palavras para criar novas realidades. Infelizmente, sua mídia impera exportando esse falso ensinamento ao redor do mundo. Sem dúvidas, o evangelho da prosperidade nasceu nos EUA, mas porque esse evangelho da prosperidade floresce e ressoa por aqui?


O SEGREDO DO SUCESSO

Ainda que não haja apenas um fator de sucesso, talvez a combinação de razões possa explicar o motivo do evangelho da prosperidade encontrar nos EUA um lar.

·         Apelo ao desejo natural de ser bem-sucedido, saudável e financeiramente seguro. Esses desejos não são inerentemente pecaminosos, mas podem se tornar se suplantarem a vontade de Deus. O problema, portanto, não é com a riqueza ou saúde, mas as atitudes em relação à essas coisas. Sempre que colocamos a nossa segurança e confiança em qualquer coisa que não é Jesus Cristo, nos tornamos idólatras. De certo modo, então, o evangelho da prosperidade traz à tona o pior em um coração rebelde que luta para encontrar em Cristo a sua suficiência. Esse ponto, é claro, trata de uma verdade de todos seres humanos, independentemente de onde vivem, mas o próximo ponto é peculiar ao EUA.

·         Apelo aos americanos pois isso ajuda-os ao alcançarem o “American Dream” (sonho americano).
Ter sua casa própria, ter dois carros, segurança financeira e uma família feliz. Salientando que, o sonho americano é uma cultura de consumo pela qual os publicitários tentam fazer você descontente com sua saúde, aparência, finanças ou suas possessões atuais, afim de comprar o que eles vendem. “Você merece o melhor, e você pode melhorar a sua vida e ser mais feliz com o nosso produto, ” dizem eles. Além disso, há um forte conceito na cultura americana de realização pessoal, ou talvez mesmo direito, e a mensagem da prosperidade promete justamente isso: realização pessoal através de confissões positivas e palavra de fé. Ultimamente, alcançar o sonho americano é um sinal de sucesso ao invés de ser fiel a Deus, e sua fé imaterial em Deus, resultará em riquezas materiais. O evangelho da prosperidade ensina que você não pode desistir do sonho americano; em vez disso, você deve ver isso como o plano de Deus e bênção para a sua vida.

·         Apelo à certos aspectos da cultura americana.
Otimismo e individualismo abundam nos EUA. Você já ouviu mantras como “Ponha-se para cima com o seu próprio esforço” e “Seja tudo o que consegue ser”? Responsabilidade pessoal e uma atitude positiva são características desejáveis, mas com tal otimismo e individualismo, os americanos tendem a ter uma visão elevada da natureza humana e potencial humano. O evangelho da prosperidade diz que você é bom e tem habilidade para transformar as circunstâncias à sua vontade. Simplesmente mude seu pensamento e suas palavras, creia, e então Deus – seu serviçal cósmico – lhe dará um empurrãozinho na estrada do sucesso.

·         No pano de fundo do capitalismo e uma forte ética de trabalho, a oportunidade de criar e aumentar a riqueza é presente.
Os EUA são um país rico, em partes, por causa desses fatores. O sistema capitalista tem suas vantagens, e a criação de riqueza através de trabalho honesto é bom para a sociedade; pode-se ver então, como o evangelho da prosperidade é sedutor. Quando você vive em um país aonde a ascensão social é possível, e há um sistema econômico próspero, ter Deus ao seu lado e abençoando o sistema econômico, é um bônus adicional. Você só precisa ter fé suficiente e bênçãos divinas irão fluir de Deus. Isso é, afinal, seu direito e privilégio de ser um filho de Deus.

·         Muitos dentro das igrejas são mais influenciados pela cultura do que pela Escritura.
Cristãos frequentemente definem felicidade, alegria e sucesso pelos padrões do mundo ao invés dos de Deus. Nós frequentemente vemos sucesso em termos de status, riqueza e posição em detrimento de santidade, fidelidade e obediência à Deus.


Infelizmente, o evangelho da prosperidade se espalhou por outros países através de livros, conferências, mídia social e televisão – mesmo em lugares improváveis. No último ano eu falei na Armênia. Qual foi o tópico pedido? A verdade acerca do evangelho da prosperidade. Ele continua a se espalhar mundialmente desde o seu início nos EUA.

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AutorRussell S. Woodbridge. Mora em Kiev, Ucrânia, com sua esposa, Ingrid, e seus quatro filhos. Ele é professor do Ukranian Baptist Theological Seminary (Seminário Teológico Batista da Ucrânia) e é coautor com David W. Jones de Health, Wealth & Happiness: Has the Prosperity Gospel Overshadowed the Gospel of Christ? (Saúde, Riqueza e Felicidade: O Evangelho da Prosperidade encobriu o Evangelho de Cristo?).

TRADUÇÃO: Leandro Lobato


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